quarta-feira, 28 de maio de 2014

Nos quase 30 anos do metrô no Recife, ainda há muito por fazer


São quase 30 anos do metrô no Recife, mas ainda são necessárias muitas melhorias. Todos os dias, cerca de 205 mil usuários circulam pelas 28 estações. Com 39,5 km de extensão, atende diretamente às cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, além de fazer integração com outros transportes coletivos como o trem e o ônibus.  As estações sempre cheias de passageiros mostram a deficiência desse tipo de locomoção em nosso estado. Já presenciei pessoas atropelando outras para tentarem conseguir um lugar dentro dos vagões e até mesmo vi uma senhora cair no vão entre a plataforma e a entrada dos vagões, por sorte ela não se feriu gravemente. Mas não tem só coisas ruins, quando o trem funciona bem, é  rápido e confortável, do ponto de vista da temperatura, principalmente em horários mais tranquilos. 

Temos uma passagem muito mais barata que em outros estados se levarmos em conta o SEI – Sistema Estrutural Integrado.  No momento o que mais preocupa, tanto aos funcionários como aos passageiros, é a falta de segurança, as pessoas estão mais agressivas. Diariamente maquinistas são hostilizados com palavras, e em alguns episódios, fisicamente.  Os funcionários do metrô trabalham em escalas estressantes, mas o pior é a falta de manutenção dos trens e da via. Há algum tempo um trilho rachou! O maquinista percebeu e conseguiu baixar a velocidade para que conseguisse chegar ao destino com tranquilidade.

Poderia ter acontecido um acidente sério. Investimentos em um sistema de transporte integrado, com uso do ônibus, BRT, transporte fluvial e metrô seria uma solução a longo prazo. Não dá pra melhorar o transporte ferroviário sem um bom metrô. 
 Foto: Priscila Bhur/JC Imagens
As nossas estradas não têm condições de absorver mais carros, então o trem e o metrô surgem como uma saída para esse caos em que se tornou os grandes e médios centros urbanos. O metrô é um transporte de investimento inicial alto, conservação alta, mas dribla o trânsito. Não polui, é rápido e tem conforto em termos de temperatura. 

Para o metrô melhorar tem que ter investimentos em tecnologia pra aumentar a velocidade. As plataformas devem dobrar de tamanho como também os trens, seria a melhor solução, seguindo o exemplo de grandes metrópoles como Londres, Nova York e Moscou.
  Fotos: Google.

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